NOTÍCIAS / BRASIL

Governo exonera coordenadora do Inpe

Mês de junho teve o maior número de alertas de desmatamento desde 2015. Foto: Reprodução

O governo federal exonerou a coordenadora-geral de Observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Lubia Vinhas. A exoneração se deu após a divulgação dos dados sobre desmatamentos na Amazônia no fim da semana passada. O Inpe divulgou que junho teve o maior número de alertas de desmatamento para o mês em toda a série histórica, iniciada em 2015.

A Observação da Terra é a área do Inpe responsável, entre outras atribuições, pelo monitoramento da devastação da Amazônia, por meio do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). A exoneração, assinada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, foi publicada na edição desta segunda-feira (13) do “Diário Oficial da União”.

O Inpe divulgou nota em que afirma que Lubia será, na verdade, remanejada para outro cargo. Segundo o instituto, ela será “Chefe da Divisão de Projeto Estratégico, que tratará implementação da nova Base de Informações Georreferenciadas (“BIG”) do INPE, uma demanda do Ministro Pontes”.

Leia também

às