NOTÍCIAS / BRASIL

ID Estudantil pode ser feita de graça até este domingo

ID Estudantil terá validade enquanto aluno estiver com matrícula ativa. Foto: reprodução/Agência Brasil

Os interessados na identidade estudantil digital têm até este domingo (16) para garantir o documento gratuitamente. É que a medida provisória que institui o documento vai perder a validade na segunda-feira (17). Os deputados não votaram o texto a tempo de ser transformado em lei e a partir dessa data, o Ministério da Educação (MEC), não terá mais autorização para emitir a ID Estudantil.

O documento dá ao estudante direito a pagar meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos e fica disponível no celular. Segundo o MEC, o objetivo é oferecer uma alternativa à carteirinha de plástico que continua sendo emitida por entidades estudantis como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e que custa R$ 35.

Desde que a ID digital foi criada pelo governo federal mais de 6 milhões de cadastros foram feitos no sistema por alunos de 7,1 mil instituições de educação básica e superior de todo o país.

Passo-a-passo para baixar a ID Estudantil:

– Baixe o aplicativo “ID Estudantil” disponível, gratuitamente, no Google Play ou na Apple Store;

– Faça um cadastro pelo login do gov.br, usando o CPF e uma senha para acesso ao sistema do governo federal;

– Clique na opção para inserir uma nova ID Estudantil e aceite os termos e condições;

– Caso o estudante tenha CNH, será feito um cruzamento com a fotografia tirada no aplicativo com dados do Denatran para reconhecimento facial. Caso o estudante não tenha esse documento, serão solicitadas uma foto do rosto e uma do RG (frente e verso);

– Pronto. A ID Estudantil foi criada e ficará disponível no aplicativo.

Também é possível que o responsável emita o documento para menores de 18 anos. Neste caso, selecione a opção “ID Estudantil – dependente”

 

Leia também

às