*Com informações da Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para onda de calor em dez estados. São eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Nesses locais, a temperatura está 5ºC acima da média.
A umidade relativa do ar varia entre 12% e 20%. Há riscos de incêndios florestais e à saúde da população, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. A recomendação é beber bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h.
No Rio Grande do Sul é a chuva que causa preocupação. A Defesa Civil do estado confirmou que diversas cidades foram atingidas por tempestades isoladas, que causaram granizo, inundações e destelhamento de casas. Em Camaquã, o acumulado de água chega a 207 mm nas últimas 72 horas. Há desabrigados. Para esta quinta-feira (26), a previsão é de rajadas de vento de até 100 km/h.