NOTÍCIAS / BRASIL

Lesões na pele podem ser indicativo de covid-19

Lesões na pele podem ser indicativo de covid-19. Foto: Agência Brasil

Lesões na pele como púrpura, necrose e lesões vasculares podem ser indicativo de covid-19. É o que apontam estudos científicos feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O estudo mostra que manifestações cutâneas podem ser tanto indicativos como consequências da doença.

Segundo os estudos, esses sintomas aparecem em  6% a 10% dos casos. De acordo com o documento, as lesões de pele podem surgir em até quatro semanas após o início dos sintomas gerais da doença mas, principalmente, no primeiros 15 dias. Os quadros de manchas vermelhas e urticária costumam ser mais precoces, com início concomitante aos sintomas gerais ou nos dois primeiros dias. As manifestações vasculares, como manchas roxas nas extremidades de mãos e pés, púrpura e necrose são tardias, ocorrendo em geral após a segunda semana de infecção.

O pior quadro inclui as manifestações vasculares tardias, que ocorrem em pacientes também em estado mais grave, internados em UTI, intubados, idosos com comorbidades e que tomam muitos remédios.

Os especialistas firmam que as lesões mais leves, como urticárias e erupções cutâneas podem aparecer também em pacientes assintomáticos.

Leia também

às