NOTÍCIAS / BRASIL

Levantamento aponta que 6 milhões de brasileiras sofrem com endometriose

Levantamento aponta que 6 milhões de brasileiras sofrem com endometriose. Foto: reprodução

 

Um levantamento da Associação Brasileira de Endometriose mostra que mais de 6 milhões das mulheres em idade reprodutiva, de 13 a 45 anos, sofrem com a doença no Brasil. Isto representa 15% da população feminina nesta faixa etária. Essa condição é crônica e ocorre quando o endométrio, que é o tecido que reveste o útero, cresce fora da cavidade uterina.

A drª Émile Almeida, Ginecologista e Cirurgiã Ginecológica, fala quais são os principais sintomas dessa doença: “Os principais sintomas da endometriose são o que a gente chama de seis D’s da endometriose. O primeiro D é dismenorreia, que é uma dor no período menstrual e até fora do período menstrual. A gente tem também a dor pélvica, que pode ou não ter relação com a época da menstruação. Dor ao defecar ou sangramento. Tem também dor ao urinar, que a gente chama de disúria. Tem também a dor durante a penetração, que chamamos de disparionia, principalmente a penetração de profundidade. E tem também a questão da infertilidade, que a endometriose também pode causar. 

Caso a mulher sinta algum desses sintomas, a orientação é procurar um médico. A endometriose pode ser tratada com medicamentos hormonais. Quando a doença é mais grave, pode ser necessário uma intervenção cirúrgica.

Leia também

às