NOTÍCIAS / BRASIL

Mais de 10 milhões de brasileiros ainda não sacaram fundo do PIS-Pasep

O abono salarial é um auxílio anual concedido a trabalhadores e servidores que preenchem os critérios estipulados pelo programa. Foto: Agência Brasil

 

O saque das contas dos fundos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) está esquecido por muitos trabalhadores. Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 10,5 milhões de brasileiros ainda não retiraram R$ 23,3 bilhões.

As cotas do PIS/Pasep podem ser sacadas por quem trabalhou em empresas e órgãos públicos entre 1971 até 1988. Se o cotista morreu, os herdeiros têm direito. O fundo é diferente do abono salarial do PIS/Pasep, pago a trabalhadores que têm carteira assinada e recebem até dois salários mínimos por mês, dentre outros critérios.

Os interessados devem procurar a Caixa Econômica Federal para retirar o dinheiro. O prazo para o saque irá até 1º de junho de 2025. Após essa data, o dinheiro será transferido à União.

O saldo pode ser consultado no aplicativo, no site do FGTS ou no internet banking da Caixa. Para saber se tem direito às cotas do fundo, o correntista deve consultar o site: www.caixa.gov.br/cotaspis.

Leia também

às