NOTÍCIAS / BRASIL

Mato Grosso do Sul decreta situação de emergência por causa de incêndios

Mato Grosso do Sul decreta situação de emergência por causa de incêndios. Foto: Agência Brasil

A piora na quantidade de incêndios que, desde o início do ano, destruíram cerca de 1,4 milhão de hectares de vegetação no Mato Grosso do Sul, fizeram o governo estadual a decretar situação de emergência ambiental em todo o território.

O governador Reinaldo Azambuja assinou o decreto nesta segunda-feira (14) após se reunir com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, que está em Campo Grande. De acordo com Alves, o reconhecimento federal do decreto será feito ainda hoje, o que permitirá a aprovação de planos de trabalho e a liberação de recursos financeiros.

O decreto tem validade de 90 dias e permite que o governo estadual empregue todos os órgãos públicos estaduais nas ações de combate ao fogo, sem licitações para contratar bens e serviços necessários, como o aluguel de aeronaves e carros-pipa, e a compra de equipamentos para os brigadistas, além da realização de obras de reconstrução que possam ser concluídas em até 90 dias.

O documento também autoriza que voluntários reforcem as ações do Estado em qualquer tipo de vegetação, em áreas legalmente protegidas ou não, e também naquelas onde a fumaça, a fuligem e outros efeitos dos incêndios provoquem a queda da qualidade do ar.

Leia também

às