NOTÍCIAS / BRASIL

Ministério da Saúde anuncia acordo para produzir vacina contra coronavírus

A matéria segue agora para análise na Câmara dos Deputados. Foto: reprodução internet

O governo federal anunciou neste sábado (27) que caso a eficácia da vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca for comprovada, cerca de 100 milhões de doses serão compradas para serem aplicadas na população brasileira. A informação foi dada durante uma coletiva de imprensa do Ministério da Saúde.

Segundo a pasta, a implementação do acordo para desenvolver a vacina na Fundação Oswaldo Cruz ocorrerá em duas etapas. Na primeira, haverá uma encomenda em que o Brasil assume também os riscos da pesquisa. E, em uma segunda fase, caso a vacina se mostre eficaz e segura, será ampliada a compra.

O ministério explica que, na fase inicial, serão 30,4 milhões de doses da vacina, no valor total de US$ 127 milhões, incluídos os custos de transferência da tecnologia e do processo produtivo da Fiocruz, estimados em U$ 30 milhões. Os dois lotes a serem disponibilizados à Fiocruz, de 15,2 milhões de doses cada, deverão ser entregues em dezembro de 2020 e janeiro de 2021. Se a vacina for segura e eficaz e tiver o registro no Brasil, serão mais 70 milhões de doses, no valor estimado em US$ 2,30 por dose.

Leia também

às