NOTÍCIAS / BRASIL

Ministério da Saúde emite alerta sobre nova variante do coronavírus identificada na África do Sul

Apesar do crescimento dos casos, o número de mortes é mais baixo. Foto: Reprodução/Pixabay

O Ministério da Saúde emitiu nesta sexta-feira (26), um alerta de “comunicação de risco” sobre a nova variante do coronavírus identificada como B.1.1.529 na África do Sul, nomeada como Ômicron pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Direcionado às secretarias de saúde, a pasta orienta que os municípios avisem de forma imediata, caso haja a detecção de caso com a nova variante.

No alerta, o ministério orienta que, em caso de diagnóstico suspeito em pacientes vindos de países com histórico dessa variante, as secretarias devem monitorar viajantes com sintomas por até 14 dias e sem sintomas por até 7 dias. Até o momento nenhum caso da nova variante foi registrado no Brasil.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, afirmou que há a possibilidade de a variante Ômicron já estar circulando no Brasil, embora, não tenha ocorrido a detecção efetiva de nenhum infectado.

A linhagem do novo coronavírus foi classificada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A decisão é fruto de uma reunião de urgência convocada pelo grupo de trabalho sobre a Covid-19 da OMS.

O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta sexta, a adoção de “medidas racionais” para conter a chegada da Ômicron, a nova variante do novo coronavírus. Ele descartou um novo lockdown ou fechamento de fronteiras. Bolsonaro afirmou que debateu com o presidente da Anvisa, almirante Antônio Barra Torres, e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, as medidas a serem tomadas.

“O Brasil não aguenta mais um lockdown. Conversei com o almirante Barra Torres, com o Ciro da Casa Civil discutindo Argentina. Quem vem da Argentina de carro para cá, sem problemas. Quem vier de avião tem que ficar quatro dias em quarentena. Vamos tomar medidas racionais”, disse ele, sem deixar claro se já foi tomada a decisão ou não e se teria abrangência para outras fronteiras.

Leia também

às