NOTÍCIAS / BRASIL

Ministério da Saúde faz alerta sobre risco de febre amarela no Sul e Sudeste

Morte dos animais é indicativo de que surto pode chegar até os humanos. Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (15) um alerta para que a população dos estados do Sul e Sudeste se vacinem contra a Febre Amarela neste verão. O anúncio aconteceu depois que foi confirmado a morte de 38 macacos (epizootia) nos estados do Paraná (34), São Paulo (3) e Santa Catarina (1). No total, 1.087 notificações de mortes suspeitas de macacos foram registradas no país.

A morte dos animais é um indicativo de que o surto poderá chegar até os humanos. O Ministério da saúde informou que está monitorando o aparecimento de casos da doença desde julho de 2019 a 8 de janeiro deste ano.

O público-alvo para vacinação são pessoas a partir de nove meses de vida e 59 anos de idade que não tenham comprovação de vacinação. Em 2020, as crianças passaram a ter um reforço aos quatro anos de idade.

Os sintomas da febre amarela são: dor de cabeça, febre baixa, fraqueza e vômitos, dores musculares e nas articulações. Em sua fase mais grave, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e levar à morte.

Leia também

às