NOTÍCIAS / BRASIL

Mistério: moradores relatam ‘chuva preta’ no Rio Grande do Sul

Mistério: moradores relatam 'chuva preta' no Rio Grande do Sul. Foto: reprodução

Quem mora na cidade de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, levou um susto com uma chuva incomum de cor muito escura. O fenômeno foi registrado na madrugada deste domingo (13). Quem costuma aproveitar a precipitação para armazenar o produto levou um susto ao ver que a cor estava turva, bem diferente do que acontece normalmente.

Especialistas da área ambiental disseram que a ‘chuva preta’ pode ser uma consequência das queimadas que ocorrem no Pantanal. A fumaça proveniente da combustão se deslocou do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e chegou ao Rio Grande do Sul.

Nos últimos quatro dias, ao invés de nuvens brancas ou cinzas, como costuma ocorrer em véspera de temporal, o que se viu foram formações mais escurecidas e densas. Meteorologistas afirmaram que para ter certeza do que aconteceu com a chuva é preciso uma análise da água. Apesar de turva, a água não tem cheiro.

Polícia Federal suspeita que fogo que consumiu 25 mil hectares de vegetação do Pantanal tenha sido provocado por fazendeiros que queriam transformar a área em pasto.

Leia também

às