NOTÍCIAS / BRASIL

Moraes manda suspender o X no Brasil após a rede não cumprir ordem judicial

Foto: reprodução/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou suspender, na tarde desta sexta-feira (30), o funcionamento da rede social X no Brasil. A empresa não respondeu à intimação do ministro para indicar em 24 horas um representante no país para se manifestar sobre as ordens judiciais. Ao suspender o X, Moraes disse que a rede agiu para instituir um ambiente de “terra sem lei” no Brasil.

O ministro impôs multa de R$ 50 mil diária a qualquer pessoa ou empresa que use qualquer subterfúgio (como VPNs) para acessar o X, mesmo o site estando banido do país. Ele ainda notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para cortar a rede social em todo território nacional em, no máximo, 24h. Cabe à agência efetuar a medida

A Anatel confirmou ter recebido a ordem do ministro para suspender a plataforma X no Brasil em até 24 horas. O órgão responsável por regular o acesso à internet no país informou que já começou a avisar as operadoras, e que as principais já foram notificadas. No entanto, existem cerca de 20 mil empresas do tipo no país, o que pode atrasar o trâmite.

Leia também

às