NOTÍCIAS / BRASIL

Morre Batoré, ator e humorista, aos 61 anos, em São Paulo

O ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, conhecido como Batoré, morreu nesta segunda-feira. Foto: Reprodução/TV Globo

O ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, de 61 anos, conhecido como Batoré, morreu nesta segunda-feira (10), em São Paulo. Ele estava sendo atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, Zona Norte da capital paulista.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a morte, mas não a causa do falecimento. “Os devidos esclarecimentos médicos foram repassados à família”, disse o órgão em nota.

A assessoria do ator, informou que Batoré esteve com a família por volta das 12h e que, no início da tarde, teve uma parada cardíaca. Ainda segundo a assessoria, ele procurou a UPA ontem (9) à noite porque estava com as pernas inchadas.

Batoré nasceu em Serra Talhada, cidade de Pernambuco, e se mudou para a região metropolitana de São Paulo na infância com os pais e sete irmãos. Jogando futebol na adolescência, ele se destacou em times da cidade de Mauá, até receber uma oportunidade nas categorias de base do São Paulo, em meados da década de 1970. Ivanildo deixou o esporte após sofrer uma lesão. Mas foi como ator e humorista que Batoré construiu uma carreira de sucesso.

Nos anos 1980, fez suas primeiras aparições na televisão, no programa Show de Calouros, no SBT. Mas foi na década seguinte, interpretando o personagem Batoré em A Praça É Nossa, na mesma emissora, que ele ganhou fama nacional, com seus bordões “Você é forgaaaado!”, “Ah, para, ô!” e “Você acha que é bonito ser feio?”.

Em 2008, Ivanildo foi eleito vereador em Mauá, com 4.778 votos. Em 2012, foi reeleito no município da Grande São Paulo. No entanto, dois anos depois, a Justiça Eleitoral o afastou do cargo, em razão de uma mudança de partido, manobra que foi considerada “infidelidade partidária”.

Depois da carreira na política, ele voltou à televisão, para interpretar o Delegado Queiróz na novela “Velho Chico”, na TV Globo, em 2016. Três anos depois, Ivanildo retornou ao programa A Praça É Nossa, após 15 anos, para interpretar novamente o personagem que o havia tornado conhecido em todo o país.

Leia também

às