NOTÍCIAS / BRASIL

Mutirão nacional de negociação de dívidas bancárias em atraso começa neste sábado 

Mais de 160 instituições participam da ação. Foto: reprodução

Consumidores poderão negociar dívidas em atraso com cartões de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e outras modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras. A Associação Brasileira de Procons – ProconsBrasil, em parceria com o Banco Central e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) inicia neste sábado (1°) o Mutirão Nacional de Negociação de Dívida e Orientação Financeira, voltada à negociação de dívidas bancárias em atraso, com parcelamento,  descontos no valor total da dívida ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento.

A ação, desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) acontecerá durante todo o mês de novembro e beneficiará consumidores de todo o país.

– É uma oportunidade para o consumidor sair da inadimplência, limpar seu nome com condições especiais e entrar em 2026 com as finanças em dia – destacou Renata Ruback, presidente da ProconsBrasil.

Além de trazer alívio financeiro imediato para consumidores endividados, a ação também ajuda a prevenir o superendividamento. Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, desde que estejam em atraso,  sem bens dados em garantia, ou prescritas.

Mais de 160 instituições participam da ação, ampliando o alcance das negociações e das ações de educação financeira, que também são foco do mutirão. As negociações poderão ser feitas diretamente com as instituições participantes.

O consumidor deve entrar em contato com seu banco ou financeira pelos canais oficiais da instituição, informar que deseja renegociar sua dívida pelo Mutirão e perguntar quais são as condições (descontos e prazos) oferecidas. Se concordar com o que for proposto, o cliente deve assinar o acordo de negociação. Usuários que possuem conta Prata ou Ouro no portal consumidor.gov.br também poderão usar a plataforma para a negociação.

– Todo acordo começa com um valor que o consumidor consiga pagar. Para isso, é necessário rever os gastos, fazer uma reserva mensal para quitar a negociação e envolver a família para um esforço conjunto. A organização financeira é fundamental para sair das dívidas e da lista de inadimplentes – orienta a presidente da ProconsBrasil.

O consumidor poderá solicitar auxílio aos Procons para negociar as dívidas. A primeira edição do mutirão, realizada em março deste ano, permitiu que mais de 1.4 milhão de contratos em atraso fossem repactuados com bancos e financeiras.

Leia também

às