NOTÍCIAS / BRASIL

Nenhum estado tem ocupação de UTI acima de 90% pela 1ª vez desde dezembro

A última vez que todos os estados tiveram índices abaixo de 90% foi em dezembro de 2020. Foto: Reprodução/Internet

Pela primeira vez em 2021, a ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS está abaixo de 90% em todos os estados brasileiros. É o que mostra a nova edição do Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz divulgada nesta quarta-feira (14). A última vez que todos os estados tiveram índices abaixo de 90% foi em dezembro de 2020

Esta é a terceira semana seguida com queda de indicadores de incidência e mortalidade por Covid-19 na análise feita pela fundação. O número de casos e mortes vem caindo há três semanas em um ritmo de 2% ao dia, mas, alerta a Fiocruz, ainda permanece em alto patamar.

A taxa de letalidade segue em torno de 3%, percentual considerado também elevado. Os dados são da mais recente semana epidemiológica, de 4 a 10 de julho.

Os pesquisadores responsáveis pelo Boletim afirmam que o alinhamento entre as tendências de incidência de casos novos e da mortalidade pode indicar um processo de arrefecimento mais duradouro da pandemia para os próximos meses. O estudo também aponta que a tendência de redução das taxas de ocupação de leitos é um reflexo da nova fase da epidemia no país.

Com a vacinação, o número de óbitos e internações diminui entre os grupos de risco ou grupos prioritários. É o caso de idosos e portadores de doenças crônicas, por exemplo. Ao mesmo tempo, a transmissão permanece intensa entres aqueles que ainda não foram imunizados.

Leia também

às