NOTÍCIAS / BRASIL

Políticos e personalidades comentaram diagnóstico de Covid-19 de Bolsonaro

Bolsonaro com ministro da Economia, Paulo Guedes e uma comitiva de empresários. Foto: Reprodução/Internet

Autoridades, políticos e ex-integrantes do governo Jair Bolsonaro se manifestaram após o presidente afirmar, nesta terça-feira (7), que testou positivo para Covid-19.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou hoje que deseja “pronta recuperação” ao presidente e que ele “sigas as orientações da medicina”.

O PSDB foi na mesma linha de Doria e disse que deseja boa recuperação do presidente, “seguindo a orientação dos médicos”.

Em nota, o MDB disse que “ninguém pode menosprezar o vírus”. “Torcemos pela pronta recuperação do presidente da República”, afirmou o partido.

Ex-aliada de Bolsonaro, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) também se manifestou pela saúde do presidente. “Melhoras ao presidente”, afirmou.

O líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon, chamou Bolsonaro de “irresponsável” por tirar a máscara durante o anúncio da doença para os jornalistas.

A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) publicou uma fotomontagem em rede social com os dizeres “Força, presidente”. “Fique bem logo!”, disse a parlamentar, aliada de primeira hora de Bolsonaro.

O médico João Gabbardo, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde e atual secretário executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, desejou a Bolsonaro um quadro de sintomas leves. “Nós gostaríamos que o presidente seja um dos 86% das pessoas que tem covid e apresentam sintomas leves. Que possa o mais rápido possível se recuperar e voltar a exercer suas atividades normalmente. Esse é o nosso desejo”, declarou Gabbardo em coletiva.

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) criticou a atitude de Bolsonaro frente à covid-19, que minimizou os impactos da pandemia na vida da população. Para a ex-apoiadora, o presidente foi “irresponsável” e “certamente contaminou muitos outros”.

“Mais uma confirmação de que a doença está com circulação extremamente ativa. Agora, a gente torce pela recuperação pronta, pelo restabelecimento da saúde ao Presidente da República, a gente quer que ele tenha sintomas leves, atravesse isso de uma maneira bem tranquila, mas, ao mesmo tempo, reflita sobre todas as pessoas que não têm acesso a ressonância magnética no primeiro dia, médico privado, reserva de leito de CTI…”, disse Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde de Bolsonaro.

“Só cabe desejar a ele plena recuperação”, postou o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que deixou o governo em abril.

Fábio Wajngarten, chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social, disse que é “momento de cuidados com a tranquilidade e confiança de sempre” e que já passou “pelo mesmo processo”.

“Desejo ao presidente Bolsonaro pronta recuperação. Também fui atingido pela Covid-19 e, seguindo as recomendações médicas, estou certo de que ele irá se recuperar brevemente”, escreveu o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC).

“Desejo que o PR Jair Bolsonaro reaja bem aos sintomas da Covid-19”, postou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB). Ele citou que “distanciamento/isolamento social, uso de máscara são as formas mais eficientes de barrar o contágio”.

O petista Fernando Haddad afirmou que lamentava pelos 1,6 milhão de infectados “e pelo fato de nós termos entre nós o pior gestor de crise do mundo”. E disse ainda: “Desejo que todos se restabeleçam, inclusive Bolsonaro”.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, pediu “solidariedade” a Bolsonaro “durante a sua convalescença da Covid-19′.

Leia também

às