NOTÍCIAS / BRASIL

Preparativos para o Enem

Deixe tudo pronto, separe documento e caneta. Foto: reprodução

Falta pouco para o principal meio de acesso às universidades, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontecerá neste domingo (03) em todo o país.

Os candidatos nesta primeira etapa farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de uma redação dissertativo-argumentativa.

Apesar da essencial preparação ao longo do ano, algumas dicas de última hora podem ajudar o candidato na realização das provas, como priorizar a organização para o teste. Para quem está muito nervoso, é legal deixar tudo pronto. Separe o documento, a caneta e estipule qual horário vai sair para o local de prova. Vale lembrar que os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h. Chegar com antecedência é essencial.

Além do estudo, o estudante deverá ficar atento à alimentação. O nervosismo poderá acabar levando a pessoa a comer demais ou comer de menos, prejudicando o desempenho no exame. É importante investir em alimentos que dão energia por mais tempo, garantindo a concentração. Não faça jejum e hoje, opte por alimentos leves, evite alimentos gordurosos. Mantenha-se hidratado e evite o excesso de cafeína. Uma boa noite de sono também é importante para o estudo. No dia da prova, como os candidatos deverão comparecer ao local até as 13h, é melhor que o estudante almoce.

E nã se esqueça de usar roupas confortáveis. Sempre lembre que você irá passar muitas horas fazendo a prova. Por isso, procure ir com roupas e calçados confortáveis. Não é permitido que o estudante use nenhum tipo de roupa que cubra o cabelo e as orelhas. Então, não entre para a prova usando boné, chapéu, viseira, gorro ou óculos escuros.

Leia também

às