NOTÍCIAS / BRASIL

Presidente defende ‘imposição’ de modelo de escola cívico-militar

Presidente Jair Bolsonaro durante lançamento do Pecim. Foto: internet

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (05) decreto que regulamenta a adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Na cerimônia, Bolsonaro disse que a imposição desse modelo de instituições de ensino colaborará para que as pessoas não dependam de programas sociais “até morrer”.

No entanto, o presidente não chegou a explicar qual seria a relação entre o atual modelo de educação e a “dependência” de pessoas nos programas sociais.

O modelo de escola cívico-militar é uma proposta do governo federal para uma gestão escolar compartilhada entre educadores e militares.

O Ministério da Educação (MEC) disse que a meta agora é construir 216 escolas neste modelo em todos os 26 estados e no Distrito Federal até 2023. O Ministério afirmou que a adesão ao modelo é voluntária.

De 6 a 27 de setembro, os Estados e o Distrito Federal poderão indicar duas escolas para receber o projeto já no 1º semestre de 2020. O requisito é ter de 500 a mil alunos, do 6º ao 9º ano do fundamental ou do ensino médio.

Leia também

às