NOTÍCIAS / BRASIL

Presidente faz novo pronunciamento

Presidente Jair Bolsonaro, durante pronunciamento. Foto: Reprodução/Internet

O presidente Jair Bolsonaro em novo pronunciamento na cadeia de rádio e televisão, na noite desta terça-feira (31) defendeu a retomada ao trabalho de “certos setores da sociedade”. Novamente distorcendo a fala do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Bolsonaro tirou a declaração de Tedros Ghebreyesus, de contexto para defender a reabertura gradual do isolamento.

“Desafio nosso é salvar vidas, tanto as que perderemos, pela violência, e pela falta de emprego. Me coloco no lugar das pessoas e entendo suas angústias, de forma racional e responsável. O diretor da OMS disse ‘saber que muitas pessoas tem que trabalhar’, que os ‘governos têm que levar esta população em conta’, ‘se fecharmos as fronteiras, temos que pensar o que acontecerá com que tem que trabalhar com pão de cada dia’. Cada país, baseado em sua situação devia responder à sua maneira”, afirmou.

O presidente disse que as medidas de proteção à população estão sendo implementadas de forma coordenada, racional e responsável. Segundo Bolsonaro, o Brasil avançou muito nos últimos 15 meses, desde que tomou posse em janeiro de 2019, e sua preocupação sempre foi salvar vidas. “Tanto as que perderemos pela pandemia quanto aquelas que serão atingidas pelo desemprego, violência e fome.”

Ele destacou políticas em defesa do emprego e da renda como a ajuda financeira aos estados e municípios (com adiamento de pagamento das dívidas), linhas de crédito para empresas, auxílio mensal de R$ 600 aos trabalhadores informais e vulneráveis e entrada de cerca de 1,2 milhão de famílias no programa Bolsa Família.

“Temos uma missão: salvar vidas, sem deixar para trás os empregos. Por um lado, temos que ter cautela e precaução com todos, principalmente junto aos mais idosos e portadores de doenças preexistentes. Por outro, temos que combater o desemprego, que cresce rapidamente, em especial entre os mais pobres. Vamos cumprir essa missão ao mesmo tempo em que cuidamos da saúde das pessoas.”

Em sua fala, Bolsonaro disse ter determinado ao ministro da Economia, Paulo Guedes, “que adotasse todas medidas possíveis para proteger o emprego e a renda dos brasileiros”.

Leia também

às