NOTÍCIAS / BRASIL

Reforma da previdência começa valer nesta terça-feira

Presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Reforma da Previdência começou a valer nesta terça-feira (12), após ser promulgada. Até a aprovação pelo Congresso e Senado foram 9 meses de tramitação.

Com as mudanças na regra da aposentadoria, quem está no mercado de trabalho vai ter seis diferentes opções das chamadas regras de transição: 4 valem somente para o setor privado, outra para servidores públicos e outra para os dois. O trabalhador pode escolher qual a melhor regra vai se adequar a realidade dele, antes de dar entrada no beneficio junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Na prática, as regras de transição podem permitir que o trabalhador se aposente antes das idades mínimas estabelecidas pela reforma. Mas é preciso ficar atento ao que escolher, para diminuir o valor do salário a ser recebido.

Participaram da sessão que promulgou a emenda os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, além de líderes e os relatores da reforma na Câmara – deputado Samuel Moreira e no Senado – senador Tasso Jereissati. O presidente Jair Bolsonaro não compareceu à sessão.

Leia também

às