NOTÍCIAS / BRASIL

Senado aprova projeto que aumenta validade da CNH para 10 anos

Prazo para renovação de CNHs vencidas entre janeiro e junho de 2021 termina no dia 30 de setembro. Foto: Divulgação/Detran-RJ

O Senado aprovou o projeto que aumenta para até 10 anos o prazo máximo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados no final de junho. Como foi modificado no Senado, retornará para nova votação na Câmara.

O projeto estabelece várias alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre elas, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará a ter validade de dez anos para condutores com até 50 anos de idade. A proposta também estabelece cinco anos para condutores entre 50 e 70 anos de idade; e três anos para condutores com 70 anos ou mais.

O texto determina que os exames de aptidão física e mental sejam realizados por médicos e psicólogos peritos examinadores. O texto também altera regras para o uso da cadeirinha ou do assento de elevação, acrescentando referências de peso e altura ao limite de 10 anos de idade.

O projeto do governo também estabelece regras mais brandas para a retenção da carteira e para exames toxicológicos. Para a suspensão da carteira, o número de pontos poderá chegar a 40, conforme a situação — o dobro do que é hoje.

Leia também

às