NOTÍCIAS / BRASIL

Traficante André do Rap é solto após habeas corpus concedido pelo STF

Traficante André do Rap, é um dos chefes de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios de São Paulo. Foto: Divulgação

O traficante André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios de São Paulo, foi libertado da Penitenciária II de Presidente Venceslau, no interior paulista, na manhã deste sábado (10). Ele teve um habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello, divulgado no final da tarde de sexta-feira (9).

André do Rap foi preso em setembro de 2019, em uma operação feita pela Polícia Civil de São Paulo em um condomínio de luxo em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro e é investigado por ter função de chefia dentro do PCC e gerenciar o envio de grandes remessas de cocaína à Europa. Ao ser libertado neste sábado, André do Rap disse que mora no Guarujá, onde poderia ser encontrado.

A decisão foi duramente criticada entre os integrantes da cúpula da segurança pública de São Paulo, que prendeu o megatraficante após meses de investigações. Os promotores do Ministério Público de São Paulo, que investigam o PCC, então, correram para tentar reverter a soltura, indicando que ele teria outras prisões preventivas decretadas e, por isso, deveria continuar detido. Cabe agora à Procuradoria-Geral da República recorrer à decisão do ministro.

André do Rap foi condenado duas vezes em segunda instância por tráfico internacional de drogas a penas que totalizam 25 anos, nove meses e cinco dias de reclusão em regime fechado. O habeas corpus de Marco Aurélio vale para as duas condenações.

Leia também

às