NOTÍCIAS / BRASIL

Tragédia de Brumadinho completa 1 ano

Desastre aconteceu no dia 25 de janeiro de 2019. Foto: reprodução

O rompimento da Barragem I, na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais está completando um ano. A tragédia aconteceu no dia 25 de janeiro de 2019 e resultou em um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil

A barragem da empresa Vale, se rompeu, espalhando cerca de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos, devastando ao menos 270 hectares de vegetação.

O desastre causou a morte de 270 pessoas, das quais 259 foram encontradas. Onze pessoas ainda estão desaparecidas, apesar do trabalho incessante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

O Ministério Publico de Minas Gerais (MPMG) denunciou 16 pessoas por homicídio doloso, quando há intenção de matar. Entre eles estão o ex-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, e mais dez funcionários da minerador, além de cinco funcionários da empresa TÜV SÜD, que auxiliaram a Vale na emissão de declarações falsas de estabilidade da barragem do Córrego do Feijão. Eles também vão responder por crime ambiental, assim como a mineradora e a Tüv Süd.

Leia também

às