NOTÍCIAS / BRASIL

Vacina de Oxford contra a Covid-19 deverá chegar no Brasil em dezembro

Vacina tem sido testada em voluntários nos Estados Unidos, Brasil e outros países da América do Sul. Foto: Reprodução/Internet

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, afirmou nesta terça-feira (28) que o 1º lote da vacina de Oxford contra a Covid-19 deverá chegar no Brasil em dezembro. O governo encomendou 100 milhões de unidades da vacina que está na terceira e última fase de testes.

De acordo com Arnaldo, a vacinação deverá começar já este ano caso a imunização se comprove eficaz e segura, sendo os primeiros grupos a receberem uma vacina os idosos, aqueles que possuírem comorbidades e profissionais da saúde da linha de frente. Serão 15 milhões de unidades em dezembro, mais 15 milhões em janeiro e as outras 70 milhões deverão chegar ao país em lotes sequenciais a partir de março.

O secretário destacou também o acordo feito entre o governo brasileiro e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca, que garante ao Brasil a produção da vacina no laboratório de Biomanguinhos.

“Muito em breve, se tudo der certo, nós teremos a vacina em dezembro com a ajuda de Deus e o esforço e trabalho de toda a comunidade científica”, afirmou o secretário.

Essa não é a única vacina na última fase de testes no território nacional. O governador de São Paulo, João Doria, disse nesta segunda-feira (27) que a vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac deverá ser distribuída em massa em janeiro de 2021.

Leia também

às