NOTÍCIAS / BRASIL

Versão digital do Enem é um teste para mudanças na estrutura do exame

Inep explica como será a primeira edição do Enem digital. Foto: Agência Brasil

Pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, será realizado em versão digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A prova será aplicada de forma experimental para 96 mil candidatos em 99 municípios.

Assim como no Enem impresso, os participantes vão ter que estar no local de prova com caneta esferográfica da cor preta, porque a redação será feita no papel. Todo o restante das respostas será registrado no computador.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, responsável pela organização do Enem, disse que está muito animado com essa opção, que deve ser um pontapé para mudanças na estrutura do exame, que possa ser totalmente digital em 2026.

As provas serão realizadas em laboratórios de informática de escolas e universidades testados pelo Inep. Ao todo, são cerca de 4 mil laboratórios, com cerca de 20 computadores cada. As máquinas terão acesso apenas à prova. Os estudantes não conseguirão acessar a internet ou documentos pelo desktop.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa a ser aplicada às 13h30. No primeiro dia, os participantes fazem as provas de linguagens, redação e ciências humanas. Nesse dia, a prova vai até as 19h. No segundo dia, os candidatos têm até as 18h30 para resolver questões de ciências da natureza e matemática.

O Enem no modelo tradicional será aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro.

Leia também

às