Uma aeronave caiu neste domingo (22) em Gramado, Rio Grande do Sul. Segundo o governo do estado, havia 10 passageiros e eles não sobreviveram. A Polícia Civil confirmou, durante entrevista coletiva, que as vítimas são o empresário de São Paulo Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi e nove familiares dele.
De acordo com a Brigada Militar, o avião de pequeno porte havia saído do aeroporto de Canela com destino a Jundiaí, em São Paulo. No momento da queda, a aeronave atingiu a chaminé de um prédio, uma casa, uma loja de móveis e uma pousada em Gramado. Uma turista que estava no local e presenciou a queda disse que as pessoas entraram em desespero.
Segundo os bombeiros, no prédio uma pessoa conseguiu sair sem ferimentos. Não havia ninguém na loja de móveis no momento da queda.
A pousada foi atingida pelos destroços após a queda e houve um incêndio. Segundo o governo do Rio Grande do Sul, 17 pessoas que estavam em solo ficaram feridas e foram socorridas e levadas para o hospital. O governo informou que a maior parte das vítimas precisou de atendimento por ter inalado fumaça. Duas delas estão em estado grave.
O avião estava em nome de Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, administrador de empresas e filho de Cláudio Galeazzi, ex-conselheiro do Pão de Açúcar. Atualmente, ele gerenciava a empresa Galeazzi e Associados. Galeazzi era proprietário da aeronave e a pilotava no momento do acidente.
Nas redes sociais, políticos e autoridades se manifestaram sobre o acidente. Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, fez uma publicação em sua rede social.
Em um post no X, o presidente prestou solidariedade às famílias das vítimas e disse que a Aeronáutica apura as causas da queda da aeronave: “Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo do estado e autoridades locais para esclarecermos o mais breve possível.”
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, que foi até o local do acidente, afirmou que a prioridade é atender as vítimas que ficaram feridas. Eduardo Leite afirmou que as pessoas que estavam dentro da aeronave não sobreviveram. Em um post no X, Leite escreveu:
Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local.
No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram.