NOTÍCIAS / ELEIçõES 2020

Decisão do STF abre caminho para reeleição de prefeito em Duque de Caxias

Prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis. Foto: Divulgação

Duque de Caxias – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, nesta terça-feira (24), os efeitos da condenação do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB) – e, com isso, abriu caminho para sua reeleição. Entretanto, ainda caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisar se ele tem condições de ser eleito ou não.

O prefeito e candidato à reeleição obteve em primeiro turno a maioria dos votos válidos, 52,5%, mas sua candidatura é alvo de contestação judicial. Washington Reis foi condenado pelo STF em 2016 por crime ambiental e, por isso, foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Pela lei, condenados por um colegiado não podem se candidatar em eleições para cargos públicos.

Por isso, a Justiça Eleitoral negou registro de candidatura a Washington Reis, mas ele apresentou recurso para conseguir participar das eleições. Nesta terça, o STF julgou um recurso da defesa do prefeito e suspendeu os efeitos da condenação. Portanto, a causa de inelegibilidade estaria afastada. O mais provável que é o TSE garanta a candidatura.

Leia também

às