NOTÍCIAS / ELEIçõES 2020

Eleições municipais começam com filas no Rio de Janeiro

Eleições municipais começam com filas no Rio de Janeiro. Foto: reprodução

A eleição para a escolha dos novos prefeitos e vereadores começou em todo o Estado do Rio de Janeiro às 7 h. Na capital, muita gente chegou cedo, e em algumas seções, há filas. Até as 10 horas, é o horário reservado pelo TRE para a votação preferencial dos idosos. Todos devem comparecer aos locais de votação com máscara, respeitar o distanciamento, levar a própria caneta e portar um documento original com foto.

No Estado do Rio são 12,4 milhões de eleitores aptos a votar. No momento em que a urna for liberada pelo mesário, o primeiro cargo a aparecer na tela é o de vereador. Neste caso, é necessário digitar 5 números e confirmar a escolha. Depois, é a votação para prefeito, com dois números. O eleitor aperta novamente a tecla ‘CONFIRMA’ e depois ‘FIM’.

Na cidade do Rio são 14 candidatos ao cargo de prefeito. Entre os vereadores, há cerca de 1800 concorrentes, mas somente 51 vão ser eleitos para ocupar as cadeiras da Câmara. A eleição deste primeiro turno vai até as 17h.

Quem tiver com febre ou apresentou algum sintoma de covid-19 nos últimos 14 dias, a justiça eleitoral orienta que não vote. Neste caso, é preciso justificar a ausência. O formulário está disponível no site do TSE (clique aqui) ou no aplicativo para celular e-título.

Leia também

às