NOTÍCIAS / ELEIçõES 2020

Mais de 600 mil eleitores justificaram ausência via e-Título

TRE orienta que os eleitores evitem deixar para os últimos dias. Foto: Reprodução

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que até as 14h55 deste domingo (29), 604.098 eleitores justificaram ausência às urnas usando o aplicativo e-Título nas 57 cidades onde há segundo turno. Segundo a Justiça Eleitoral, o aplicativo tem funcionado “adequadamente e sem instabilidade”, diferentemente do primeiro turno, em 15 de novembro, quando o e-Título apresentou falhas, impedindo muitos eleitores de justificar ausência através da ferramenta digital.

Neste segundo turno, só consegue utilizar o e-Título quem baixou o aplicativo e se cadastrou até as 23h59 de sábado (28). Também é possível justificar a ausência pelo aplicativo depois da votação, num prazo de 60 dias, mas nesse caso a Justiça Eleitoral pede que seja anexado algum tipo de comprovação, como uma passagem ou uma reserva de hotel, por exemplo.

Além do aplicativo, a partir de segunda-feira (30), pelo mesmo prazo de 60 dias, o eleitor pode também justificar sua ausência presencialmente ou na internet, por meio do portal Justifica, do TSE.

Leia também

às