NOTÍCIAS / ELEIçõES 2020

Período de campanha eleitoral começará neste domingo

Candidatos já poderão fazer comícios, carreatas e propaganda na internet. Foto: Reprodução/Internet

A campanha para os candidatos aos cargos de prefeito e vereador nas eleições municipais começa neste domingo (27), em todo o país. Os candidatos estarão autorizados a pedir votos e divulgar propostas nas ruas, na internet e na imprensa escrita. Por conta da pandemia de coronavírus, o corpo a corpo deixará de existir.

No rádio e na televisão, a propaganda gratuita só terá início no dia 9 de outubro e irá até 12 de novembro. Na internet, a publicidade eleitoral poderá ser feita nos sites dos partidos e dos candidatos, em blogs, redes sociais e aplicativos de mensagens.

Nas ruas, será permitido o posicionamento de mesas com material impresso e bandeiras móveis entre 6h e 22h, desde que não atrapalhem o trânsito de veículos e pedestres. Os carros de som só serão permitidos em carreatas, passeatas ou durantes comícios e reuniões.

A Justiça Eleitoral vem estimulando a população a fazer o controle social da propaganda eleitoral. Além da possibilidade de denúncias nos cartórios eleitorais e no Ministério Público Eleitoral, será lançado neste domingo o aplicativo Pardal, que irá informar irregularidades de campanhas. Todas as denúncias requerem identificação do cidadão denunciante.

Leia também

às