NOTÍCIAS / ELEIçõES 2020

Prazo para registro de candidaturas termina neste sábado

Fachada do prédio do TSE. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Termina neste sábado (26) o prazo para a apresentação de pedidos de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral. A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que, neste ano, mais de 700 mil candidatos disputem as 5.568 vagas de prefeito e as milhares de cadeiras de vereador.

Nas eleições municipais de 2016, a Justiça Eleitoral recebeu um número bem menor de pedidos de registro para os mesmos cargos – 496.927. Por causa das dificuldades enfrentadas por partidos e coligações para fazer a transmissão de arquivos pela internet, desde o início desta semana, a entrega dos registros fisicamente está permitida pela Portaria nº 704, assinada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

Virtualmente, o prazo para a documentação terminou às 8h deste sábado, mas presencialmente o requerimento poderá ser feito até as 19h. Por causa da pandemia, as eleições municipais de 2020 tiveram o calendário alterado por meio de emenda constitucional aprovada pelo Congresso. O primeiro e o segundo turnos estão marcados para os dias 15 e 29 de novembro, respectivamente.

Leia também

às