NOTÍCIAS / ELEIçõES 2022

Campanha do TSE convida eleitorado brasileiro a atuar como mesário nas Eleições

A inscrição é feita pelo site do tribunal ou através do aplicativo e-Título. Foto: Tribunal Superior Eleitoral - TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa nesta segunda-feira (1°) a veicular nas emissoras de rádio e televisão a campanha de convocação para mesário nas eleições 2022. Com o slogan “mesário e mesário: com você a democracia fica completa!”, a peça reforça o papel da população o pedido para os eleitores participarem do pleito.

O prazo para se voluntariar termina na quarta-feira (03). A inscrição é feita pelo site do tribunal ou através do aplicativo e-Título.

Há eleitores que são convocados para prestar serviços em uma eleição, e os voluntários, que se oferecem para os trabalhos eleitorais nas mesas receptoras de votos ou de justificativas. Quem for convocado recebe uma comunicação oficial da Justiça Eleitoral, por correspondência, e-mail ou WhatsApp.

Em caso de impossibilidade de participar, o convocado tem o prazo máximo de cinco dias, a contar do recebimento da carta de convocação, para apresentar as razões de seu impedimento. O pedido será avaliado pelo juiz, que poderá aceitar ou não a justificativa. No dia da eleição, o mesário recebe auxílio-alimentação no valor de até R$ 45, além do direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado.

Leia também

às