NOTÍCIAS / ELEIçõES 2022

Pesquisa Ipec: Castro e Freixo aparecem tecnicamente empatados na disputa pelo governo do RJ

Castro (à esq.) e Freixo (à dir.) estão empatados na disputa pelo Governo do Rio. Foto: Reprodução

Pesquisa do Ipec, contratada pela Associação Rio Indústria e divulgada nesta quinta-feira (21), aponta o governador Cláudio Castro (PL) com 19% das intenções de voto na disputa pelo governo do Rio de Janeiro, enquanto o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) tem 13%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos, eles estão tecnicamente empatados.

Em seguida, aparece o ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (Republicanos), com 10% das intenções de voto — ele empata com Freixo na margem de erro, mas não com Castro. O ex-governador Anthony Garotinho (União Brasil) tem 6% e empata tecnicamente com Crivella. Garotinho desistiu oficialmente da pré-candidatura na última terça-feira (19), quando a pesquisa ainda estava em andamento.

O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) registrou 5%; Cyro Garcia (PSTU), 4%; Eduardo Serra (PCB), 3%, e Coronel Emir Larangeira (PMB), 2%. Milton Temer (PSOL) e Paulo Ganime (Novo) aparecem com 1% das menções. Todos empatam tecnicamente entre si e com Garotinho, enquanto Neves e Garcia também atingem o mesmo patamar de Crivella na margem de erro.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de julho e entrevistou 1.008 pessoas. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-08610/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (N° BR-00325/2022).

Leia também

às