NOTÍCIAS / ELEIçõES 2024

Eleitores devem justificar caso não consigam votar no 2º turno

Ricardo Nunes tomará posse para o novo mandato em 1º de janeiro de 2025. Foto: Arte/Rádio 93FM

Eleitores de Niterói e Petrópolis que estiverem fora de suas cidades neste domingo, segundo turno das eleições municipais, devem justificar a ausência às urnas. A justificativa pode ser feita nos sites do TRE: tre-rj.jus.br; do TSE: tse.jus.br; pelo aplicativo e-Título ou presencialmente em uma Mesa Receptora de Justificativa. 

As Mesas Receptoras de Justificativa funcionam até as 17h do dia da votação, em 24 cidades como a Capital, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Angra dos Reis, Rio das Ostras e Maricá, entre outras. É preciso levar um documento oficial com foto e preencher o requerimento de justificativa eleitoral.

Outra opção de justificativa no dia de votação é comparecer a qualquer seção eleitoral – no caso, em Niterói ou Petrópolis – e justificar a ausência diante de uma mesa receptora de votos. Importante destacar que o eleitor não pode justificar dentro do município onde vota. Ou seja, neste domingo (27), o eleitor de Niterói poderá justificar somente em local de votação em Petrópolis, caso esteja na cidade, e vice-versa.

O eleitor tem 60 dias para formalizar oficialmente à justiça eleitoral a ausência nas urnas, para não pagar multa. Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo. 

Confira aqui a lista completa e o endereço dos locais onde será possível justificar a ausência às urnas no segundo turno.

Leia também

às