NOTÍCIAS / ELEIçõES 2024

Metrô, barcas, trens, ônibus e vans: Governo anuncia transporte gratuito no dia da eleição

As concessionárias de metrô, trens e barcas terão esquema especial. Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – O Governo do Rio publicou na quarta-feira (2) um decreto que determina a gratuidade no transporte intermunicipal em todo o estado no dia da eleição, no próximo domingo, dia 6 de outubro, e no segundo turno, 27 de outubro. Metrô, trens, barcas, ônibus e vans intermunicipais terão gratuidade das 6h às 20h, conforme determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o decreto n° 49.301. No fim de setembro, a Prefeitura do Rio já havia anunciado medida semelhante para a capital.

Em nota, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) informou que a iniciativa não inclui linhas operadas por ônibus rodoviários. A expectativa do TRE-RJ é que a gratuidade também seja oferecida nos transportes municipais de outras cidades do Rio de Janeiro, além da capital.

O MetrôRio anunciou que terá esquema especial de funcionamento para atender aos eleitores. A concessionária vai antecipar a abertura das estações para as 6h, uma hora antes do horário aos domingos; e o fechamento ocorrerá às 23h. A Linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai disponibilizar trens extras e reforço no efetivo das equipes no domingo.

A CCR Barcas informou que irá operar com a grade de dias úteis em todas as linhas, conforme disponível em no site.

Leia também

às