NOTÍCIAS / EMPREGO

Instituto Proa oferece 6 mil vagas para capacitação de jovens

Capacitação profissional e comportamental para jovens de baixa renda. Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro – O Instituto Proa oferece 6 mil oportunidades de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda no Rio de Janeiro. Em seu primeiro mês na cidade, já teve mais de 1,7 mil aprovados que irão se aperfeiçoar para o mercado de trabalho e se conectar com vagas de emprego.

Os jovens que estão cursando ou concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e que buscam seu primeiro emprego terão acesso gratuito à plataforma online, que oferece 100 horas de aulas com orientação e apoio de tutores em encontros semanais ao vivo. As inscrições acontecerão até dia o dia 17 de setembro e a previsão de início das aulas é dia 20 de setembro.

Para participar é preciso ter entre 17 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e morar no Estado do Rio. Em formato 100% digital e gratuito, o curso pretende ir além de ensinar técnicas de como falar e se portar em uma entrevista de emprego ou produzir um currículo incrível. O objetivo do curso é a construção de profissionais sólidos, que pensem em sua carreira de maneira clara e objetiva, com autoconhecimento e capacidade de se desenvolver corporativamente.

A Plataforma PROA oferece módulos que passam por Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto de Vida (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas), Comunicação (20 horas) e Trilha Técnica de Dados ou Trilha Técnica de Varejo (50 horas/opcional). Ao final, os alunos que concluírem estarão aptos para participarem de processos seletivos com mais segurança para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego.

Ao final do curso todos recebem certificado de conclusão emitido pelo Proa e têm acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai participar ajudando a inserir os formados no mercado de trabalho.

A iniciativa conta com a parceria da Procter&Gamble, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Institucionais (SEDEERI) e da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN RJ). As inscrições para as turmas de setembro estão abertas no site: plataforma.proa.org.br.

Leia também

às