NOTÍCIAS / EMPREGO

No combate a Covid-19, Governo cadastra veterinários, dentistas e profissionais de educação física

Profissionais poderão ser requisitados por governos estaduais e prefeituras. Foto: Reprodução

Uma portaria publicada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-fera (2) no Diário Oficial da União determina o cadastro de profissionais de 14 categorias da área da saúde para trabalhar, em caráter especial, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no combate ao novo coronavírus. O cadastro é obrigatório e todos os profissionais receberão capacitação antes de iniciar o antedimento.

No entanto, a portaria não especifica que tipo de função cada profissional irá exercer. Fazem parte dessa lista as seguintes profissões: médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, profissionais de educação física, veterinários, biólogos, biomédicos, profissionais de terapia ocupacional, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas e técnicos em radiologia.

De acordo com o documento, esses profissionais deverão preencher um cadastro obrigatório online do Ministério da Saúde. Em seguida, eles receberão um link para um curso de capacitação à distância baseado nos protocolos oficiais de enfrentamento à Covid-19, aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV).

Após a conclusão do curso, o profissional receberá um certificado de capacitação para o enfrentamento da Covid-19. Quem não concluir os cursos será reportado ao conselho profissional da respectiva área da saúde.

Leia também

às