O programa Acelera Funarj, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio, realizou uma coletiva para divulgar os avanços das obras do Teatro João Caetano no centro da capital fluminense. Com investimento de R$ 6 milhões, o local recebe novos sistemas elétricos e de ar-condicionado. Milton Rattes, diretor de planejamento e projetos da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio, EMOP, fala qual é o principal objetivo desse investimento.
“Fazer com que o João Caetano volte à atividade de forma segura, porque muitas vezes as pessoas só veem as reformas de fachada. Na verdade aqui já estava em condições perigosas de pegar fogo, inclusive na parte elétrica. Realmente nós fizemos um trabalho aqui grande mesmo e agora as pessoas podem visitar o João Caetano de forma segura, sem risco de qualquer evento de incêndio”.
Com 211 anos, o Teatro João Caetano é a casa de espetáculos mais antiga do estado, com previsão de reinauguração para o dia 4 de novembro. O presidente da Funarj, Jackson Emerick, diz que o foco do projeto é dar conforto e segurança para o público.
“Você mexer na estrutura de um equipamento como o João Caetano é trabalhar segurança e conforto, tanto para o artista quanto para a população que frequenta o teatro. Precisa ter segurança em primeiro lugar e tem que ter conforto. Nós passamos um período aqui em que o sistema de ar funcionava com apenas 30% da sua capacidade. As pessoas ficavam se abanando, muito calor, então a gente tem que dar conforto. O espetáculo é bom, a programação é boa, mas tem que ter conforto e segurança. E é isso que nós estamos fazendo aqui”.
Com trabalhos técnicos de Fabiano Fernandes, reportagem Marcos Caetano Júnior.