Você sabia que no Rio de Janeiro, idosos com 65 anos ou mais têm direito à gratuidade no transporte público como ônibus e vans legalizadas? Para isso, basta apresentar um documento de identidade com foto.
Infelizmente este direito dos mais velhos tem sido cerceado. É comum passageiros testemunharem motoristas de ônibus ou vans não pararem os veículos para que pessoas da terceira idade possam embarcar.
O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) assegura o direito à gratuidade. E a lei é para ser cumprida!
Se você presenciar o desrespeito aos idosos, denuncie por meio do Portal 1746 da Prefeitura, fornecendo detalhes como o número da linha, número do ônibus, data, horário e local do ocorrido, além de um relato detalhado.
Cidadania, direitos e obrigações… Exerça a sua!