NOTÍCIAS / ESPORTE

Atletas recebem homenagem ao Centenário Olímpico do Brasil

Presidente Jair Bolsonaro, o velejador Torben Grael e o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Governo Brasileiro homenageou na tarde desta quarta-feira (19), no Palácio do Planalto, em Brasília, 13 atletas com a medalha de “Honra ao Mérito Desportivo”. A honraria é concedida a personagens marcantes da história centenária do Brasil em Jogos Olímpicos. Nomes como Arthur Zanetti, Poliana Okimoto, os irmãos Lars e Torben Grael e os já mortos Guilherme Paraense e Maria Lenk foram homenageados.

Além dos 11 atletas e ex-atletas e dos familiares que representaram aqueles in memorian, o evento contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. No evento, Bolsonaro assinou dois decretos: um que institui a Comissão Interministerial Brasil 100 Anos Olímpicos – responsável por organizar uma série de eventos de comemoração do centenário olímpico brasileiro –, e outro que formalizou a entrega da Cruz e Medalha do Mérito Desportivo. Em 2020, o Brasil completa 100 anos de história olímpica.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Wanderley, afirmou que a meta do país para Tóquio-2020 é enviar uma delegação de 270 a 300 atletas e buscar entre 15 e 20 medalhas – em 2016, foram 19.

Leia também

às