NOTÍCIAS / ESPORTE

Brasil se despede de Tóquio com melhor campanha na história das Olimpíadas

Rebeca Andrade, na Ginástica Artística conquistou duas medalhas. Foto: Ricardo Bufolin/CBG

O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 com duas pratas na madrugada deste domingo (8) e a melhor campanha da história. A seleção brasileira de vôlei feminino perdeu para os Unidos na final por 3 sets a 0, com parciais de 25 /21, 25/20 e 25/14.

Beatriz Ferreira, que é a atual campeã do mundo e medalhista de ouro no Pan-Americano em Lima, também ficou com a medalha de prata ao perder a final da categoria peso leve por decisão unânime dos juízes, para a irlandesa Kellie Harrington. Com isso, o Brasil terminou na melhor posição de sua história, o 12º lugar, e bateu o recorde de pódios, com 21 medalhas conquistadas.

As melhores marcas anteriores eram a 13º posição e 19 medalhas, conquistadas na Rio 2016. A campanha em Tóquio também igualou o maior número de ouros em uma edição, com sete. Foram ainda seis pratas e oito bronzes.

Foram medalha de ouro Ítalo Ferreira (surfe); Martina Grael e Kahena Kunze (vela); Rebeca Andrade (ginástica artística); Ana Marcela Cunha (maratona aquática); Isaquias Queiroz (canoagem); Hebert Conceição (boxe); e seleção brasileira de futebol masculino. Foram medalha de prata Kelvin Hoefler (skate); Rayssa Leal (skate); Pedro Barros (skate); Beatriz Ferreira (boxe); Rebeca Andrade (ginástica artística); seleção brasileira de vôlei feminino. E foram medalha de bronze Mayra Aguiar (judô); Daniel Cargnin (judô); Fernando Scheffer (natação); Bruno Fratus (natação); Thiago Braz (salto com vara); Alison dos Santos (atletismo); Abner Teixeira (boxe); e Laura Pigossi e Luisa Stefani (tênis).

Os Estados Unidos acabaram na liderança do quadro de medalhas, com 39 medalhas de ouro, 41 de prata e 33 de bronze. A China ficou em segundo lugar, com 38 ouros, 32 pratas e 18 bronzes. E o Japão fechou em terceiro, com 27 ouros, 14 pratas e 17 bronzes.

Como marco do fim oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a chama foi apagada da pira olímpica na cerimônia de encerramento, ocorrida na manhã deste domingo.

Tóquio 2020 retorna ainda neste mês, com os Jogos Paralímpicos a partir do dia 24 de agosto. Depois, a pira olímpica volta a ser acesa somente em 2024, quando a Olimpíada será sediada em Paris, na França. Um ciclo olímpico mais curto que o normal, mas que já enche de expectativa.

Leia também

às