NOTÍCIAS / GIRO CRISTãO

Africanos destroem templos da Igreja Universal

Ao menos seis igrejas foram destruídas no confrontos em São Tomé e Príncipe. Foto: Universal/divulgação

A prisão do pastor Ludumilo Veloso na África desencadeou uma crise na presença da Igreja Universal naquele país. O líder religioso teria denunciado supostos abusos da denominação contra a população local. Protestos violentos foram registrados em São Tomé e Príncipe, uma ex-colônia portuguesa. Um jovem de 13 anos morreu no confronto com a polícia.

Atualmente, a Universal possui templos em 23 países africanos. Vários deles foram destruídos na revolta popular. A crise envolve chefes de Estado do continente. Políticos brasileiros e o Itamaraty estão mobilizados para resolver a questão. Se não conseguir reverter a onda de protestos, a IURD pode ser expulsa de São Tomé e Príncipe, onde vivem cerca de 200 mil pessoas.

A Igreja se defendeu das mensagens enviadas pelo pastor preso na Costa do Marfim. A Universal, após denunciar o autor às autoridades locais, considera o conteúdo como ‘mentiras absurdas e calúnias’. O pastor Ludumilo já foi julgado e considerado culpado. Ele vai ter de cumprir um ano na prisão.

Leia também

às