NOTÍCIAS / GIRO CRISTãO

Após 800 anos, ‘Estrela de Belém’ poderá ser vista este mês

'Estrela de Belém' poderá ser vista na noite desta segunda-feira. Foto: reprodução

 

A última vez que os planetas Júpiter e Saturno se alinharam no céu tão próximos e formaram um ponto de luz chamado de ‘Estrela de Belém’ ou ‘estrela do Natal’ foi há 800 anos (o planeta estava na Idade Média). Mas, neste mês, o fenômeno está de volta e poderá ser visto no mundo todo.

Segundo os astrônomos, o ponto alto do evento extremamente raro acontecerá em 21 de dezembro, justamente às vésperas da data em que se comemora o nascimento de Jesus. O encontro dos dois planetas será emocionante e poderá ser visto claramente: a formação criará um ponto de luz radiante. No hemisfério Norte, a incrível marca luminosa poderá ser apreciada por cerca de uma hora após o pôr do sol durante toda a quarta semana de dezembro.

Quem perder a rara oportunidade de observar a ‘Estrela de Belém’ este ano …. terá de esperar até 15 de março de 2080.

Para os cristãos, a ‘Estrela de Belém’ cruzou os céus do Oriente, espalhando a notícia do nascimento do menino Jesus. Esse brilho intenso guiou os magos até o norte de Jerusalém, em Belém, no local exato onde estava o filho de Deus. A história completa é narrada no livro de Matheus.

Leia também

às