NOTÍCIAS / GIRO CRISTãO

Dia da Reforma Protestante

 

No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, movido por uma ação do Espírito Santo, pregou na porta da igreja de Wittenberg, na Alemanha, as chamadas “95 Teses”, dando início assim ao movimento da Reforma Protestante. O documento era uma série de 95 ideias sobre o Cristianismo e convidava as pessoas para debaterem com ele. A Reforma Protestante foi sem sombra de dúvidas um movimento sócio-político. E como tal representou o rompimento com os poderes absolutos de Roma. Porém, mais que um movimento sócio-político, foi um movimento de renovação espiritual, de retorno aos princípios ensinados por Jesus e Seus apóstolos. E uma de suas maiores heranças é o nosso acesso aos textos bíblicos.

A Reforma mostrou que não pode haver verdadeiro Cristianismo sem acesso às Escrituras. Mostrou também que somente as Escrituras devem ser a regra de fé e prática para o cristão. A ênfase que os Reformadores deram ao uso das Escrituras traduzidas para a língua de cada povo, e não apenas no latim, pode ser considerada como um dos maiores ganhos para a cristandade, tanto do ponto de vista educacional e cultural, como de uma perspectiva missionária. Quantos não aprenderam a ler porque queriam ler as Escrituras? Quantos não se tornaram crentes ao lerem alguma porção bíblica?

Celebre este dia. Celebre a Reforma Protestante. Celebre a sua Bíblia e o fato de poder ler cada texto com liberdade. Leia a Bíblia, afinal, como nos ensina Romanos 10:17: “A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus”. Sola Scriptura!

Leia também

às