Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos concluiu que, quanto maior a frequência à igreja, menor o índice de depressão e suicídio. O estudo do Instituto Wheatley, ligado à Universidade Brigham Young mostra que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade, são 89% menores entre pessoas mais religiosas.
Os pesquisadores estimam que, a queda na frequência semanal aos cultos pode explicar cerca de 40% do aumento da taxa de suicídio nos Estados Unidos.