O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos de idade na queda de um helicóptero. A confirmação foi feita pelo Ministério das Relações Exteriores na madrugada desta segunda-feira (20).
Raisi, eleito em 2021, tinha mandato até 2025. Ele era a segunda pessoa mais importante do Irã, atrás do aiatolá Ali Khamanei, líder supremo, de quem era um protegido e possível sucessor.
De acordo com a agência de notícias do governo, a aeronave onde estava o presidente sofreu uma queda em razão de condições meteorológicas adversas em uma região montanhosa, de difícil acesso, entre as aldeias de Pir Davood e Uzi. O presidente voltava de uma visita à fronteira com o Azerbaijão.
Também estavam na aeronave: Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental; Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso; e Hossein Amirabdollahian, chanceler do Irã. Todos foram encontrados sem vida.
Agora, o vice-presidente, Mohammad Mokhber, assume e deve convocar novas eleições em até 50 dias. Essa disputa promete ser uma das mais intensas da história do Irã.