NOTÍCIAS / MUNDO

Apocalíptico: China registra tempestade de areia de 100 metros de altura

China é atingida por tempestade de areia de 100 metros. Foto: reprodução

Imagine um paredão de 100 metros de altura, o equivalente a um prédio de 33 andares? Pense em algo do tipo formado apenas por areia. Foi exatamente isso o que os chineses em Dunhuang, uma região turística próxima ao Deserto de Gobi, ao noroeste do país, enfrentaram no último domingo.

O fenômeno natural mais parecia cena de filme de fim de mundo. A região simplesmente desapareceu por alguns instantes coberta pela nuvem de poeira apocalíptica. O tráfego foi interrompido em algumas estradas para evitar acidentes.

Quem estava na rua relatou que de repente tudo ficou escuro e foi tomado pela areia. A tempestade durou cerca de seis minutos e encobriu até a luz do sol. Fenômenos do tipo são mais comuns na primavera, e não no verão, a estação do momento. Não há registro de feridos.

Dunhuang é uma cidade que atrai pessoas do mundo todo por fazer parte da história; no passado, a região compunha a rota da Seda. Lá estão as cavernas de Mogao, um conjunto de templos decorados com pinturas murais, consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Leia também

às