NOTÍCIAS / MUNDO

Assembleia Geral da ONU aprova resolução que condena Rússia por invasão à Ucrânia

Assembleia Geral da ONU se reuniu em caráter excepcional. Foto: Reprodução/ONU/Twitter

A Assembleia Geral das Nações Unidas após três dias de discursos para defender a paz e a segurança, aprovou nesta quarta-feira (2) uma nova resolução condenando a Rússia pela invasão à Ucrânia. Foram 141 votos a favor, 5 contra e 35 abstenções.

O texto, no entanto, não tem força de lei, funcionando como uma recomendação da organização. O documento condena a ofensiva russa no território ucraniano e exige que o país retire todas as suas tropas o mais rápido possível, reafirmando que nenhuma retomada de território por ameaça ou uso da força deve ser legitimada.

O Brasil esteve entre os países que votaram a favor. Votaram contra a resolução: Rússia, Síria, Coreia do Norte, Belarus e Eritreia. China, Cuba e Índia estão entre os 35 países que se abstiveram.

Uma nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia foi confirmada por um assessor do governo ucraniano. Negociadores russos esperam que autoridades ucranianas cheguem a Belarus para iniciar a próxima rodada de negociações de paz na manhã de quinta-feira (3). O negociador de Moscou, Vladimir Medinsky, disse que a delegação ucraniana para as negociações havia recebido um corredor de segurança.

Leia também

às