NOTÍCIAS / MUNDO

Ataques terroristas deixam mortos no aeroporto de Cabul

Homem ferido chega a hospital para tratamento após duas explosões no aeroporto de Cabul, no Afeganistão. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Duas grandes explosões nesta quinta-feira (26), nos arredores do aeroporto internacional de Cabul, no Afeganistão, deixaram ao menos 60 mortos e cerca de 140 feridos, de acordo com informações de funcionários do ministério da saúde do país. Vários guardas do Talibã também foram atingidos e estão entre os feridos, afirmou uma autoridade do grupo islâmico à agência Reuters. Pelo menos 12 militares dos Estados Unidos estão entre os mortos no ataque e 15 ficaram feridos, segundo informou o general Kenneth “Frank” McKenzie em um pronunciamento.

A informação foi confirmada pelo Pentágono dos Estados Unidos, que afirmou haver “várias vítimas americanas e civis”. A explosão ocorreu em uma área onde as forças dos Estados Unidos são responsáveis pela segurança.

Segundo um porta-voz dos militares americanos, a primeira explosão aconteceu em um dos portões do aeroporto e a segunda nas proximidades de um hotel localizado a menos de 2 km do terminal. O governo americano afirmou que podem ocorrer novos ataques na região.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) confirmou que foi um atentado terrorista e o Talibã condenou o ataque. O principal suspeito da autoria das duas explosões é o Estado Islâmico de Khorasan, chamado no exterior de “Isis-K”, um braço do tradicional Estado Islâmico voltado para a Ásia Central. O aeroporto internacional Hamid Karzai em Cabul é a única porta de saída do país para milhares de estrangeiros e afegãos que tentam embarcar nos voos de retirada organizados pelos países ocidentais.

Leia também

às