NOTÍCIAS / MUNDO

Brasileiro é 1° infectado por varíola de macaco na Alemanha

Casos de varíola do macaco têm sido registrados em alguns países africanos. Foto: OMS/Centro de Controle de Doenças da Nigéria

A Alemanha registrou, na quinta-feira (19), o primeiro caso de varíola dos macacos no país. O infectado é um brasileiro de 26 anos, de acordo com informações do Instituto de Microbiologia da Bundeswehr, as Forças Armadas alemãs.

O paciente apresentou erupções cutâneas, sintoma caraterístico da doença. Antes de chegar na Alemanha, o brasileiro passou por Portugal e Espanha. Ele está em isolamento em uma clínica localizada em Munique.

Autoridades sanitárias da América do Norte e da Europa informaram que dezenas de casos suspeitos ou confirmados de varíola do macaco foram detectados desde o início de maio. O temor da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que a doença, endêmica em partes da África, esteja se espalhando.

A varíola dos macacos é uma doença silvestre com infecções humanas acidentais. O vírus pertence à família do orthopoxvirus e pode ser transmitido pelo contato com as fezes do animal. O período de incubação é de seis a 13 dias, mas pode ser alterado para cinco a 21 dias.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e erupções cutâneas. Apesar de a varíola dos macacos ser muito mais branda que a varíola em humanos, com a maioria dos infectados se recuperando em poucas semanas, ela pode ser fatal em poucos casos.

No Brasil, o Ministério da Saúde informou que não recebeu nenhuma notificação sobre casos de varíola de macaco no país.

Veja abaixo, os países com casos confirmados da doença:
– Reino Unido (20);
– Estados Unidos (1);
– Canadá (2);
– Portugal (23);
– Espanha (21);
– Itália (3);
– França (1);
– Bélgica (2);
– Alemanha (1);
– Austrália (1).

Leia também

às